sábado, 2 de abril de 2011

Sertanejo x "Sertanejo"

Hoje eu estava andando por aí, sem rumo, apenas andando, quando passa por mim um carro com som ligado em alto volume, no interior do veículo haviam 4 jovens rapazes, o que me chamou a atenção não foi isso, porque afinal de contas é uma coisa muito comum, reunir os amigos pegar o carro sair para um "rolê", o que de fato me atraiu foi a música que eles escutavam, depois fui pesquisar e descobrir de que música se tratava, era Amar Não É Pecado de Luan Santana, peguei a "letra" para analisar e refletir em cima daquela "bela" letra... No fim da minha análise, ví que então se tratava de "sertanejo" :O, isso mesmo, estava definido como estilo musical do cantor: Sertanejo.
Então peguei uma outra música, Chico Mineiro de Tonico e Francisco Ribeiro. Analisei ela também, ela sim eu tinha certeza que era Sertanejo, então vi que nela se tratava da história de pessoas que viviam na Roça mesmo, que conta a vida do Caipira.
Eu intrigado, peguei mais músicas do vulgo "Sertanejo" Atual, que eles deram uma maquiada e chamaram de Sertanejo Universitário, o que difama o verdadeiro Sertanejo da mesma forma que Restart diz que é rock [ mais isso é assunto pro próximo, Rock x "Rock" ], analisando mais algumas outras diversas músicas parei e ví algo em comum nelas (Tirando o fato de todos cantores serem jovens e deixar as "menininhas" apaixonadas por eles) todas, sim todas, falam de amor não correspondido, não ouvi nenhuma que segue o que é o verdadeiro Sertanejo. Nenhuma conta a vida do caipira, nenhuma tem envolvimento algum com a vida caipira. Então será que isso deveria mesmo ser chamado de Sertanejo?! Não Tem sequer Viola nas músicas, agora já encorporaram, bateria, guitarra, baixo. Eles por acaso querem fazer um arranjo de rock e com uma letra romântica, e dizem que cantam sertanejo??? 
Vão me desculpar as pessoas que gostam DESSA COISA que não é Sertanejo, mais esse estilo musical que infelizmente enfestam as ruas, dominam as rádios, e lotam shows no país, não é porque sabem fazer música, é porque sabem fazer teatro! Treinam um "Pseudo-Carisma" com os fãs, e aparecem bem arrumadinhos, e pronto! As mulheres acham aquilo lindo, os homens acham que aquilo é isca para mulher e o resultado é SUCESSO para os "cantores".
Pergunte a algum caipira mesmo, quem canta sertanejo, eles vão te falar nomes como Tonico e Tinoco, João Mineiro e Marciano, Teodoro e Sampaio, Chico Rei e Paraná...
Pergunte algum jovem que diz gostar de sertanejo, a mesma coisa, eles irão dizer nomes como, Luan Santana, Jorge e Matheus, Gustavo Lima...
E então vamos colocar na balança, será que isso é mesmo sertanejo?
Antes de sair por aí difamando um bom e velho estilo músical como o Sertanejo (Bom, o Raíz), e dizer que adora sertanejo (esse lixo de hoje em dia) pare e tente arrumar um outro nome para esse estilo musical criado nos dias de Hoje, se é que eles tem criatividade para tal.
Para Refletir Deixo Aqui, dois vídeos que citei nomes no post, analisem-os com calma e veja o que é Sertanejo, e o que é "Sertanejo".
  
                                                 
                                                               
                                                               x
  
   
     
Ainda acredita que "Sertanejo" pode mesmo ser chamado de Sertanejo?!






[OFF TÓPIC]Agora com net denovo, acredito que terei mais tempo para criar novos posts.
Abraços.[/OFF TÓPIC]