Não titulei este post como Rock x "Rock" para não ficar muito repetitivo, porém a essência é a mesma do Sertanejo x "Sertanejo".
O Rock foi e é um dos estilos musicais que mais atrai fãs por todo o mundo. Assim como atrai fãs também desperta o interesse de jovens em serem Rock Stars, de fazer sucesso, contribuir com a sociedade mostrando novas músicas. Neste contexto surgem muitas bandas, inclusive algumas que conseguem atingir o estrelato, porém estás bandas que conseguem tal feito nem sempre cantam Rock mesmo, aquele bom e velho que te faz viajar, que te marca, que te arrepia apenas com a intro...
Vou pegar uma banda bem clichê como exemplo, sim pelos meus posts anteriores já podem imaginar qual é, acertou se disse: RESTART.
Eles chegaram ao sucesso de forma meteórica, porém eu me pergunto, será que pela qualidade das músicas? Será pela mensagem que a música deles passa? Será que pela imagem deles? Será que porque são apenas rostinhos bonitinhos? Será só imaginação... será que vamos conseguir vencer? (Trecho de Será - Legião Urbana, o ultimo será rsrs, só pra descontrair mesmo ^^).
Gostaria de deixar claro primeiramente que não desgosto deles pelas roupas, pelo contrário não tenho nada contra as roupas extravagantes e de cores chamativas... Porque existem bandas ótimas de rock, e que usavam roupas assim, ou pelo menos integrantes delas, por exemplo: Freddie Mercury, vocalista da mítica banda Queen, não existiu pessoa mais extravagante que ele em suas formas de se apresentar nos palcos... Integrantes do Black Sabbath usavam já naquela época (antes de 1970). Pra que roupas mais excêntricas que as usadas pelos integrantes da banda Kiss. Angus Young, guitarrista da banda AC/DC usava Paletó, Gravata, Bermudas e Tênis, algo nada usual.
Com esses exemplos posso mostrar as pessoas que o visual é o de menos em uma banda de rock, por ser banda de rock não quer dizer que todos tem que se vestir de preto e ser cabeludos, olhe os Beatles usavam terno... Então a banda Restart usar roupas chamativas não caracteriza-os por serem homossexuais ou algo do tipo, e isso também não interfere na música, no som, a roupa não tem nada a ver com a qualidade musical.
Agora analisando músicas, não desqualifico o grupo Restart por cantarem músicas que tratem de amor, até porque ótimas bandas de Rock cantam isso e muito bem diga-se de passagem, Forever - Kiss, Sweet Child O' Mine - Guns N' Roses, I Want To Hold Your Hand - The Beatles, Is This Love - WhiteSnake, Still Loving You - Scorpions, Love Of My Life - Queen, dentre uma infinidade de outras que eu poderia citar aqui, então o romantismo não desqualifica o Rock, ele inclusive torna o Rock mais belo de ser ouvido dependendo da ocasião... Porém entra a questão de como ele é feito, pegarei trechos de duas músicas que tem o romantismo incorporado ao Rock, uma de um ótimo grupo de Rock e outra do Restart.
ANÁLISE:
Primeiro trechos da Música Levo Comigo do grupo Restart:
Eu quis escrever uma cançãoQue pudesse te fazer sentir
Pra mostrar que o meu coração
Ele só bate por ti.
- Primeiro ele escreve uma canção até ai tudo bem... que pudesse te fazer sentir, ok, pra mostrar que o meu coração. Pera Aí! Se for pra sentir e mostrar, teria que ter o conectivo E, porém fica muito vago... Que pudesse te fazer sentir, sentir o que??? O qual horrível é sua música? Continuando...
Como uma bela melodia pra dizerO que eu não consigo explicar
Como uma bela melodia pra você ver
Tudo o que eu queria te falar.
Se ele não consegue explicar como ele sabe colocá-la em uma melodia? Melodia pra você ver? Sempre pensei que melodia as pessoas Ouviam e não Viam... Ele fala em Libras? Só assim uma pessoa pode ver o que ele queria falar...
E dizer que é vocêQue pode me mudar
Que pode me salvar.
Ele está no mundo das drogas e a infeliz pessoa vai mudar ele, vai salvar ele? Ele está sofrendo do que pra ser salvo? Ele esta morrendo afogado, queimado, sendo enforcado com o cabo que liga a guitarra ao amplificador? Infelizmente não.
E eu vou te esperar aonde quer que eu váAonde quer que eu vá
Te levo comigo
E eu vou te esperar
Aonde quer que eu vá (x2)
Te levo comigo.
Vai esperar, e leva com ele? Como ele pode esperar uma pessoa onde quer que ele vá e ainda assim levar a pessoa? Se ele está levando a pessoa ele não precisa esperar por ela correto? Não tem necessidade dele dizer que vai esperar a pessoa em qualquer lugar que ele vá se ele está levando-a com ele...
Tentando ser o mais breve possível terminarei a análise da "música" do restart aqui.
Agora Trechos da Música I Want To Hold Your Hand - The Beatles. (P.s.: Irei postar a letra em inglês porém fazendo comentários da mesma como se estivesse traduzida.)
Oh Yeah, I'll tell you something, I Think you'll understand
When I say that something
I Wanna Hold Your Hand (3x)
Tudo está coerente, note, ele diz que irá dizer a moça algo e acha que ela irá entender o que ele quer dizer, quando ele diz o que ele diz a ela, é porque ele quer segurar a mão dela um gesto nobre que demonstra afeto e que ele a deseja como sua amante (amante não é apenas a pessoa que "fica" com uma pessoa compromissada).
Oh please, say to meYou'll let me be your man
And please, say to me
You'll let me hold your hand
Now let me hold your hand
I wanna hold your hand.
Ele pede por favor que ela o deixe segurar sua mão, que ele realmente quer ser seu homem, que ele deseja segurar a mão dela, mostra a mulher o quanto ela é importante pra ele.
And when I touch you I feel happy inside.It's such a feeling that my love
I can't hide, i can't hide, i can't hide.
Ele diz humildemente que quando a toca ele sente uma grande felicidade por dentro, diz que é um sentimento tão forte que sente por ela que não pode esconder...
Terminando as breves análises posso dizer que está ai a diferença entre o Rock (enfatizei mais o Rock com pegada para o romântico) e o Rock (do Restart) não está no modo como um se veste ou deixa de se vestir, entre músicas que apelam para o romance ou não, mais a diferença está na letra, na composição, o que eles chamam de rock sequer deve ser chamado de música, ainda mais de Rock. Outro ponto crítico que observo nessas novas bandas de "Happy Metal" é a voz dos vocalistas, eles forçam notadamente a voz para que ela pareça mais feminina possível, agora o por que disso é que eu não sei, talvez para chamar atenção das mulheres, sinceramente não sei o motivo... Deveriam criar um termo novo para este tipo de som emitido por eles, assim como criaram mesmo que erroneamente o nome Funk para se referirem aquela coisa... Porque essas novas bandas de "Rock" tocam e cantam qualquer coisa... Menos ROCK!
Agradeço a todos que leem meu blog, sempre tento melhorar de um post para outro, aceito críticas e sugestões de temas.
Até algum próximo post, que pretendo fazer com a calma e dedicação que todos que leem o blog merecem.
Abraços

"Ele fala em Libras?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri até disso. Seu post falou tudo que todo mundo acha e não tem coragem de dizer. Eu sou SUPER FÃ de Beatles, e realmente, Restart é ruim p caramba. A começar pelo nome.
ResponderExcluirObrigado por mais uma visita e comentário ^^...
ResponderExcluirPois é, eu tentei falar o porque de eu não gostar de Restart mais sem falar das coisas que todos já falam em não gostar deles que é o fato das roupas coloridas, acho que a "ruindade" deles vai além disso haha.
Eu também gosto muito de Beatles, um exemplo está na escolha da música rsrs, é uma banda que me orgulho em dizer que gosto, músicas geniais e realmente Músicas.
Abraços.